quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Coração Pequeno!


Quando vejo estas imagens na televisão sinto-me devastada por tamanha injustiça. Não me consigo colocar no papel dessas pessoas, tenho tudo. Eles tinham pouco, o pouco que tinham foi destruído. O tecto, as fotografias, as roupas, o colchão, as paredes, as lembranças, os sorrisos perdidos no espaço, mas pior que isso, muitos perderam o chão! Foram 3 milhões os afectados pelo sismo...pessoas que perderam os bens materiais, mas pior, pessoas que perderam pessoas, vidas que se vão recompor, feridas que ficarão abertas para sempre.

Penso muito nos que amo, penso que ninguém está preparado para uma situação destas, que é muito injusto acontecer nestes povos que pouco tem, apesar de não ser justo acontecer com nenhum povo.

Estas situações roubam-me sempre um pouco a tranquilidade, ontem fui três vezes ao quarto da minha filha, pensei no tempo que levaria a pegar nela e a fugir numa situação destas, pensei que não estou preparada e que devia estar. Que muitas das coisas que aprendi no 7ºano, nas aulas de Ciências, num trabalho que desenvolvi sobre a protecção em caso de sismos não as ponho em prática. Não tenho um estojo de primeiros socorros, não tenho reservas alimentares, não tenho água em quantidade suficiente, tenho uma lanterna que o meu pai me trouxe, caso fosse necessário, mas não previno nada. Como maior parte das pessoas. Em caso de acontecer algo, não temos nada que nos proteja, nem que seja um bocadinho.

Não temos porque não queremos pensar em desgraças, porque achamos que só acontece com os outros. Eu vejo estas imagens e penso que se algo algum dia acontecer, quero estar pelo menos, minimamente, protegida. Fica a promessa que irei fazer uma mochila com algumas coisas essenciais em caso de catástrofe, sem ser alarmista, mas sendo consciente. Caso não tenha conhecimento Lisboa está numa área de risco, muito grande, de sofrer um tremor de terra.

Agora os meus pequenos dramas à parte, hoje um bocado do meu coração pequeno está com o povo Haitiano, com as famílias dos que perderam os seus entes, com um país que se vai ter de erguer, mas, principalmente, com as mães que choram os seus filhos perdidos...

1 comentário:

Raul Rodrigues disse...

És deveras uma pessoa especial; a maneira como te dás, e como por isso sentes, é algo apenas ao alcance de um pequeno punhado de pessoas.
Sou grato e tenho orgulho por comigo partihares a tua Amizade, e por ao longo deste anos, independentemente do estarmos ou não, te ter sempre como a minha "mana do coração".