terça-feira, 31 de março de 2009

Maria Rita


Soube na passada 6ªfeira que aí vinha mais uma mulher para encher este mundo cheio de força e doçura! Estás óptima e dentro dos conformes que é o que interessa. Mas a mãe gostou de saber, até porque já merecias um nome, porque já és tão especial e fazia-me confusão ter de te tratar por "o bébé". 

Quando se confirmou o teu sexo estavam na sala as mulheres de família: a avó, a bisa  e a mãe claro! Foi giro ver as várias gerações reunidas na mesma sala a conhecerem-te pela 1ªvez. 

Desde que a mãe soube que estavas na sua barriga dei-te um nome de rapaz, desculpa...mas era fácil para mim saber que seria Rodrigo. 

Sempre disse que se tivesse uma rapariga seria Inês. Mas tu não és uma rapariga qualquer, és a nossa filha e não podes ter um qualquer nome só porque sempre pensei nisso. Tu tens a tua própria identidade, que não é de Inês. 

Já foste Sofia, Inês, Maria Inês, Beatriz, Matilde, Carolina em pensamentos. Mas desde que soubemos a certeza és Maria Rita. Quando penso nesse nome sinto-te ainda mais próxima. Quando penso em ti penso em Maria Rita. 

O teu nome é Maria Rita. A nossa Maria Rita. 



Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial.

Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto.

domingo, 29 de março de 2009

Leituras e algo mais...


"Sou um desastre humano. Ninguém mo disse. Sou eu que o digo. Vivo de incertezas (...)
Fui de férias. Viajei para longe para me esquecer de mim. Para onde quer que vá a minha cabeça é a mesma. Não consigo tirar férias de mim. Talvez fosse melhor ser uma pessoa normal, com rotinas famíliares e coisas dessas. O meu azar é ter fé em coisas utópicas, coisas que não existem. Em nada me sinto segura, ninguém me pode convencer, só eu me posso convencer a mim própria. Há muito que me convenci que não tenho cura e os dias passam sem piedade. Voltei de férias"
in Os Corações também se gastam.
Pedro Paixão

sexta-feira, 27 de março de 2009

A minha Avó...


"A Avó


A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.

Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.

Às vezes, porém, o bando
Dos netos invade a sala . . .
Entram rindo e papagueando:
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando . . .

A velha acorda sorrindo,
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.

Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,

Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos, doirados.

Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita:
"Ó vovó! conte uma história!
Conte uma história bonita!"

Então, com frases pausadas,
Conta historias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas . . .

E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
— Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem . . ."

Olavo Bilac



A minha avó hoje faz 80 anos.

Não é velhinha, não tem cabelos brancos, não que não tenha tido desgostos porque todos os temos na vida.


A minha avó raramente está na cadeirinha, a repousar, muito menos pálida, tem sempre boa cara e está sempre ocupada...não deixa as horas e o tempo lhe roubarem a vida.


Não treme, não vejo a sua pele mais envelhecida do que as lembranças que trago de infância.


Já não adormecemos, os netos, ao seu colo, porque já não temos tamanho para isso. Mas ouvimos muitas histórias por ela contadas e eu ainda repouso muitas vezes a cabeça sobre o seu regaço e peço as suas festinhas. 


A minha avó é grande, cheia de amor e coisas boas para dar. Tem sempre uma palavrinha a dar em qualquer altura. É sábia, foi as marcas que a idade lhe trouxe.


A minha avó cozinha...nem vos digo para não me a roubarem.


Hoje vou com a minha avó ver o seu(sua) primeiro(a) bisneto(a), sei que se vão adorar e o seu colo voltará a acolher mais uma criança.


Beijos de parabéns à minha Grande Avó que hoje é pequenina!

Centro Koi II


Já fui ser massajada pelas mãos de fada da Telma, ando um bocado tensa por isso acho que ela teve alguma luta comigo, mas foi muito bom... aconselho vivamente. Fez-me um Indian Head Massage, podia traduzir mas fica bem eu escrever em estrangeiro, é fino.

Já sabem o contacto dela, exprimentem que vale mesmo a pena! 

Obrigada amiga por estes momentos de calmaria nesta tempestade :) e pela terapiazinha pós sessão de massagem.

Centro de Análises Clínicas


Levantei-me cedinho para quem não tem grandes compromissos, pelas 8h30 da manhã. Tomei o meu banho em grande esforço porque não pude ir à sra. sanita :) e segui para o centro de análises clínicas.

Cheguei pelas 9h15 minutos...

- Bom dia, vim fazer estas análises.
- Hummmmmm....não sei.......
- Sim, algum problema?
- Bem, a esta hora já não pode ser.
- Ahhhhh, qual o horário que fecham?
- Ás 10h30.
- Pois, são 9h20....
- Mas tem um exame à Glucose, tem de tomar um liquído e depois tenho de a picar toda e eu às 10h30, em ponto, tenho de sair.
- Ok, obrigada....

Vamos analisar a coisa, não sei se fiquei mais chateada de perceber que 9h20 + 1hora serem 10h20 e a Sra. sair só às 10h30, ou ela me ter dito, indirectamente, que me vai "picar" TODA durante 10 minutos.

Este povo gosta mesmo de trabalhar. É a crise....

quarta-feira, 25 de março de 2009

Resgate I

Fui salvar um antigo texto meu, outros ficaram por ler perdidos algures na minha cabeça de vento, este ficou algures num espaço internáutico (é assim que quero tia Pipa, gosto da palavra é gira e assim fica e não me contraries porque estou do avesso hoje ;) )



"quem me dera ser como tu, bonita, toda azul celeste.

 
 
acontece sentirmos. nem sempre as palavras que ficam por dizer são as mais belas. existem outras. mas, no receio, ficam ocultas no silêncio do corpo. eterno cúmplice. dito isto, ele levantou-se: é bem verdade que o universo que respiramos, lúgubre amiúde, só em escassos momentos nos dá o êxtase da felicidade, mas não tem de ser assim. cabe-nos fazer dele o nosso oásis de paraíso"

Cai o pano!


A plateia estarrecida silencia...
- Que farsa!!!- ouvem-se murmúrios.
- Palmas!Palmas!Palmas!- clamam.

Quando cai o pano, o desfecho que se avizinhava chega. Tiram-se as pinturas, as máscaras desvanecem-se e a verdade crua e dura emerge.

Esquece-se o climax, o enredo, a essência. Fica o final, a ausência do vazio do palco.

- Palmas!Palmas!Palmas!, magnifico o actor principal...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Centro Koi

A minha amiga Telma está a mudar de vida! Como todos devemos apoiar as pessoas que têm a coragem para o fazer cá está o novo projecto dela:

http://centrokoi.wordpress.com/

Visitem-na, quem não gosta de uma boa massagem, eu gosto e 5ª lá estarei ;), depois conto-vos como foi.



Tenho três desejos para esta semana...

Esta semana que começa hoje quero comer sushi, beber uma jeca sem alcoól e estar com os meus amigos. Venham dizer que sou muito exigente.

Ah, também quero que o babe mostre a sua essência na 6ªfeira. 

Beijinho bom e bem-haja para todos.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Babe News

Estou de 21ºsemana de gravidez. Há três semanas que o sinto, primeiro apareceu de mansinho, envergonhado... parecia que batia à porta, agora revolta-se, dá opiniões, muito nervosinho, acho que tem a quem sair.

Manifesta os seus gostos, o que me faz feliz. Já se decidiu, gosta de: sushi, cerveja, chocolate, sol, jazz e quando a mãe pensa em coisas que ama muito dá sinal. Gosto de o sentir, faz me sentir que não estou sozinha. Agora nunca vou ser apenas eu e adoro descobrir isso.

(De)Formação

Estou vai para 3 semanas em (De)Formação, por isso a minha ausência. Mas muitas palavras tem sobrevoado o meu pensamento...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Me Ginasticar

Devo publicar este grande momento da minha vida em que eu, com toda a minha garra e energia, tenho ido fazer hidroginástica 2 vezes por semana. 

Vou um bocado a arrantar-me confesso, a aula passa e eu sempre a olhar pró relógio, acaba e vou a arrastar-me para casa, muito pouca animação, mas VOU!!!

As srs. mais velhas que eu, são um bocadito menos energéticas, logo fico entusiamada, não é por mal mas temos de encontrar forças em algum lado.

E assim ocupo 2 horas da minha intensa semana...

30 anos

Estive a amadurecer a questão, por isso a minha ausência....
Mentira, estive a fazer nada, o que me ocupa imenso tempo.

Muito mudou na minha vida desde o dia 19 de Fevereiro, quando fiz 30 anos, também não...nada mudou.

Conclusão, foi bom ter os meus amigos reunidos, foi mau não me ter conseguido desmultiplicar e não ter dado atenção a todos como gostaria, na verdade sinto que não estive com ninguém.

Estiveram 30 pessoas no meu aniversário, queria fazer isso porque quando fiz 25 assim foi, mas os convidados eram mais que o número. Contudo, graças à ausência de alguns, cumpri os 30 convidados desejados na minha pequena festarola. 

Estiveram os importantes, não que houvesse outras pessoas que eu não gostasse que estivessem presentes mas seria um casamento assim :)

Estiveram com muito carinho para me dar e eu com uma amizade enorme para as receber.

Uns vieram até do estrangeiro para estar comigo, uns porque calhou :)

E adorei os presentes...adoro receber. 

E prontossssss foi assim.

Agora tudo está IGUAL