sexta-feira, 27 de março de 2009

A minha Avó...


"A Avó


A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.

Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.

Às vezes, porém, o bando
Dos netos invade a sala . . .
Entram rindo e papagueando:
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando . . .

A velha acorda sorrindo,
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.

Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,

Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos, doirados.

Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita:
"Ó vovó! conte uma história!
Conte uma história bonita!"

Então, com frases pausadas,
Conta historias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas . . .

E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
— Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem . . ."

Olavo Bilac



A minha avó hoje faz 80 anos.

Não é velhinha, não tem cabelos brancos, não que não tenha tido desgostos porque todos os temos na vida.


A minha avó raramente está na cadeirinha, a repousar, muito menos pálida, tem sempre boa cara e está sempre ocupada...não deixa as horas e o tempo lhe roubarem a vida.


Não treme, não vejo a sua pele mais envelhecida do que as lembranças que trago de infância.


Já não adormecemos, os netos, ao seu colo, porque já não temos tamanho para isso. Mas ouvimos muitas histórias por ela contadas e eu ainda repouso muitas vezes a cabeça sobre o seu regaço e peço as suas festinhas. 


A minha avó é grande, cheia de amor e coisas boas para dar. Tem sempre uma palavrinha a dar em qualquer altura. É sábia, foi as marcas que a idade lhe trouxe.


A minha avó cozinha...nem vos digo para não me a roubarem.


Hoje vou com a minha avó ver o seu(sua) primeiro(a) bisneto(a), sei que se vão adorar e o seu colo voltará a acolher mais uma criança.


Beijos de parabéns à minha Grande Avó que hoje é pequenina!

Sem comentários: