sábado, 20 de março de 2010

Porque é que vou na conversa das outras pessoas...

Todas as crianças são únicas, existem algumas regras a serem seguidas, fundamentais, mas há questões que não existem regras definidas, temos de adaptar as coisas conforme as manifestações das "criaturas".

Há uma série de coisas que me faz sentir que não estou a ser assim tão boa mãe, quando ela não come tudo, quando olho para as outras crianças e penso que a minha está mal agasalhada, quando a vejo descalça e acho que a minha teimosia por odiar sapatos a poderá prejudicar, quando não cumpro os horários dela...etc. etc.

Mas depois leio coisas, muitas coisas, algumas muito boas como "O Grande Livro do Bebé" - Mário Cordeiro e vejo que tenho razão em ser como sou. Má ou boa mãe sou a que sou, facto é que até agora a miúda sobreviveu. Com algumas lesões pelo caminho, próprias das novas descobertas, mas vive.

A minha filha tem uma "espécie" de alergia nas costas que o pediatra diz que pode ser do calor da roupa. Se eu sei que ela é encalorada, que não precisa de vestir o que as outras crianças vestem, que passou o Inverno todo com um bodyzinho, uma t-shirt de manga comprida, para sair um casaquito de malha e mais nada, porque é que ouvi a conversa das minhas amigas (que me dão óptimos conselhos e me têm ajudado a criar a minha princesa) nesta questão e a entupi de roupa?!?!? Lá está...piorou as costas...

Depois há a questão dos horários da alimentação, da variedade, do esforço que emprego na confecção variada dos alimentos. Dá trabalho, mas pode valer a pena o investimento.

Mas a mais gira é a dos sapatos. Perguntei ao pediatra se ela necessitava de usar. Ele disse que só lá para os 9 meses. Acabo de ler no livro que é escusado usar sapatos, só lá prós "12-18 meses" até lá "não há necessidade de sapatos, a não ser em ocasiões especiais. Preferencialmente o bebé deve andar descalço, com meias antiderrapantes se o solo estiver frio. É necessário o bebé sentir o chão e as suas irregularidade, para poder adaptar o pé e equilibrar-se ". PORQUE É QUE FUI COMPRAR UNS SAPATOS QUE PARECEM DO TEMPO DA MARIA CAXUXA, COM AR DE BOTINHAS ORTOPÉDICAS MESMO IGUAIS AOS QUE EU QUANDO ERA MIÚDA TANTO ODIAVA E AINDA POR CIMA CAROS COMO A M....??????????

Demonstrada a minha indignação por mim mesma, chego à conclusão que cada um educa e cria como quer! Tenho dito!

2 comentários:

Anónimo disse...

querida, todas nós sofremos um bocado desse mal.
Eu tenho tendência a agasalhar demais o meu piqueno e passo a vida a olhar para a forma como as outras crianças andam vestidas.
Mas acho que de facto, o mais importante é "ouvirmo-los" a eles, porque cada criança é diferente das outras e há umas que precisam de mais roupa outras de menos, há umas que comem mais, outras menos, etc...
Tu és uma excelente mãe, porque te preocupas e zelas pelo bem estar dela!

andrea disse...

Yellow! sabes que o meu não sai assim muito de casa, mas quando o fazia, há uns tempos, ouvia ah coitadinho, tem as mão frias, está mal agasalhado, devias fazer assim ou assado. Está bem que quem passou pelo mesmo sabe umas coisas, mas tu é que conheces a TUA filha!
o meu anda com meioca antiderrapante em casa (C&A tem umas) para o pé crescer como deve ser. Para a rua anda com os teninhos. esqueci-me de tirar a roupa toda da cama (para os dias frios que tivemos) e vi que o puto estava todo encharcado - já aprendi, agora está mais ligeirinho.
e a história das meias? que deve dormir de meias para não ter frio nos pés? o meu dorme sem meias e até sem calças de pijama, dentro do saco de cama, porque é assim que eu gosto! toma! e quem disser que está mal tem de se haver comigo...