sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mousse de Chocolate (diabéticos)


Quem me conhece sabe que gosto de cozinhar, apesar de ultimamente (durante a gravidez) as coisas não me correrem tão bem como antes, mas doces e bolos não é comigo.

Contudo, ontem não resisti em fazer uma sobremesa que não me fizesse mal, por causa dos valores de glicémia que tenho. Como a vontade faz a força coloquei mãos e a cabeça à obra, fui ao super escolher os "materiais", consultei algumas receitas de Mousse de Chocolate para diabéticos, para não diabéticos e fiz a minha, meio mix do que li, meio mix do que me apeteceu.

Eu gostei, aliás estou a gostar neste momento :), por isso resolvi partilhar:

Ingredientes:
- 1 tablete de chocolate Pantagruel (sem adicção de açúcar) - esta tinha 200 gr, das quais raspei 25 gr. e comi outras 25 gr. durante o processo de confeccção :) ;
- 4 claras de ovo - eram 6, mas houve um pequeno obstáculo, que mais adiante passarei a explicar;
- 6 colheres de sopa de adoçante Espiga;
- 1 lt de leite desnatado;
- 1 embalagem de creme para fazer natas da Vaqueiro, daqueles novos que aparecem na TV, bem bom!!!;
- 3 colheres e meia de gelatina em pó;
- 1 café Nespresso- à escolha do freguês;
- 1 nico de Vodka Smirnoff.


Começa-se por picar o chocolate na 1,2,3 , depois coloca-se em banho maria. Adiciona-se 6 1/2 colheres de sopa de leite desnatado e mexe-se bem.


Enquanto o preparado derrete, juntar 15 colheres de sopa de leite desnatado a 3 1/2 de gelatina em pó, mexer muito bem.

Quando o chocolate está derretido, junta-se o leite/gelatina e mexe-se muito bem, até os grumos da gelatina se desfazerem.
Depois, coloca-se a mistela numa taça e leva-se ao frigorifico até ficar dura (30 minutos).

Então nesta fase junta-se as claras batidas em castelo. Nesta parte é que a porca torce o rabo e não me correu muito bem, porque as claras não ficaram todas em castelo, por isso acho que só aproveitei as tais 4 claras. Juntei o café curto, um nico de vodka, mexi tudo. Achei que devia dar mais consistência à coisa, daí bati o creme para fazer o chantilly e juntei à mistela.


Por fim, coloquei em taças, efeitei com as raspas do chocolate e um pouco de chatilly que reservei e pimbas, frigorifico outra vez.
Olhem que até está muito gustoso e guloso :)


Sem comentários: