quinta-feira, 28 de maio de 2009

...

Hoje quando cheguei à praia deparei-me com uma frase escrita numa casinha branca:
- O AMOR EXISTE!

Confesso que achei bonito, um alento para os mais descrentes, uma réstia de ESPERANÇA no coração de alguns. Pensei muito na frase enquanto olhava o mar e achei reconfortante.

Quando ia a sair da praia, dois senhores, nas melhores das intenções, pintaram a frase de branco fazendo-a desaparecer no ar...e a esperança foi-se com as palavras tapadas.

Piroso, piroso, piroso, como eu gosto...

Ando na fase rosa, lilás, violeta, roxa, tons de menina, tons de Maria Rita.

Não compreendo nada destas definições do Blog, mas queria que transmitisse o meu estado de alma, por isso a nova imagem com cores pirosas, pirosas...

Confissão

Meu senhor, eu pequei:
Ontem depois de ver a minha filha, da médica ter-me dito que ela estava com um peso normal, que eu estou com um aumento de peso excelente, porque na verdade não aumentei quase nada...eu pequei.
Mas não foi só um bocadinho, foi mesmo grande, passo a citar:
- um gelado Magnum;
- 1/2 queijada da Madeira (que tinha aspecto de empada por isso pensei que fosse salgado);
- buffet de japonês, com alguns fritos à mistura e peixe crú de origem duvidosa, mas sabia bem e hoje estou vivia;
- 1/2 chocolate (tolerado por diabéticos).
Pois é, não resisti, mas hoje prometo que volto ao meu rigor alimentar.
Agora como me portei mal ontem, um destes senhores vai ter de me castigar :)

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL880245-9798,00-VATICANO+LANCA+CALENDARIO+COM+JOVENS+PADRES.html

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dietas e Provocações

Estou limitada aos doces (Errata: se eu estivesse limitada aos doces era feliz, quero sim dizer: estou limitada no consumo de doces) devido aos diabetes gestacionais, depois ando a divagar pelos blogues das minhas amigas e sou provocada, tirando a tia Pipa que está de dieta também e o máximo que se estica é com uma receita de sopa de tomate...um abuso realmente :)
Mas a provocação deste blog tira-me mesmo do sério, quando largar a cria ao mundo, vou ter de saber onde posso comer estas coisas do diabo...

Ponto de Situação


- Estou na 31º semana de gravidez;
- A minha cria está em Pole Position, ou seja, já "deu a volta" e está preparadinha para a desova;
- Há dois dias que estou cheia de dores na barriga devido à sua manobra de diversão;
- A médica mandou-me repousar;
- Engordei até agora 2,5 Kilos, ela disse que está tudo óptimo e vou ter a vantagem de ficar mais magra do que era depois do parto;
- O peso dela e medida são normais (seja lá isso o que for);
- Volto daqui a um mês e haja alegria.
P.S. A médica disse-me que tenho uma gravidez santa, mas quando me levou à porta fez um sorriso maléfico e disse: "Agora é só a piorar...", isso é que é incentivo amiga.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Dificuldades de uma grávida II


Quando a Carla me dizia que quando estava grávida estava sempre a meter nódoas na roupa achava que não podia estar associado...mas está, eu confirmo.

Hoje é um dia bom!

Deixei-me de tretas, o sol ajuda confesso. Hoje é um dia bom, amanhã e depois e depois será melhor ainda.
Por mil motivos e por nenhum hoje é um dia bom.
Hoje recebi um telefonema de uma amiga e estivemos uns largos minutos a falar, gosto muito dela. Acho que ela sabe, senão terei de lhe dizer novamente. Ela é a minha amiga mais homem que tenho, um dia explico.
Para a semana já tenho a casa mais cheia, vai chegar a 7 no dia 5 de Junho, adoro saber que vai haver barulho (incluí o gato e a Maria Rita, claro!).

Esta semana que vem não será uma semana apenas cheia de alegrias, mas estaremos juntos só isso vale milhões.

Hoje é dia de massagens, mimos para mim.

(parte mesmo fútil mas que também contribuí para a minha felicidade)
Ontem encontrei um vestido para os casórios que se aproximam e até me fica bem jeitoso.

Amanhã vou ver a minha filha e saber como está, é muita semana sem a ver...

Chegou qualquer coisa semelhante a Verão e espero que se mantenha. Vou para a praia ler e ler, ouvir música, dormitar, levo a minha cadeira amarela de companhia, porque sem ela não me levanto do chão :)

Hoje combinei um jantar para amanhã com duas pessoas com as quais não estou, todas juntas, há alguns anos e parece-me muito bem estarmos outra vez...

Hoje por tudo isto e muito mais, principalmente pelo que me vai dentro e não falo só na alma, é um dia bom!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lady

Descobri-te porque tu me vieste espreitar, comecei a ler-te e não consegui parar.

Escreves bem miúda e tens um tesouro lindo e cheio de histórias boas, como a minha também já me dá.

www.diasdeumaprincesa.blogspot.com

Bater as botas é que não, obrigada!


Na passada semana fui a um Workshop de 1º Socorros no Centro de Preparação Pré e Pós Parto. Apreendi algumas coisas interessantes, a que retive principalmente é que terei de ter sangue de lagarto e não entrar em histeria quando acontecer algo à minha linda cria, pequena e indefesa.
Agora também não havia necessidade da enfermeira começar a falar do perigo em que os adolescentes muitas vezes se colocam por acharem que são imortais. Acho que ainda me estou a habituar ao facto de ir ter uma bébé, não me venha já com adolencentes imbirrantes com a mania que são parvos (ainda por cima gaja, tou lixada).
Enfim, adolescências à parte, saí de lá com uma grande preocupação quando a Sra. Enfermeira, não me recordo bem porquê, se lembrou de falar no tétano e na vacina. Não são muitas, mas às vezes acontece, as mães que morrem no bloco de partos por não estarem vacinadas contra o tétano. RED ALERT.... ups! Rebobinei anos a olhar para o meu boletim de vacinas quando o encontrava numa gaveta qualquer e o colocava num outro sítio para não o perder, o que depois vem sempre a acontecer e, valha-me Deus! Eu lembro-me de qualquer coisa escrita a lápis a dizer: Maio de 2001.
Este fim-de-semana encontrei o referido documento e confirmei a minha suspeita. Mais um dos típicos assuntos deixei-para-passado-8-anos-o-que-devia-ter-feito-hoje.
Fui ao Centro de Saúde a temer pela minha sobrevivência ao tétano, já com as dores de parto não sei como vai ser, e levei a dita vacina (que só há em stock para casos de urgência, eu fui um deles). Comecei a ver anjos e passarinhos a cantar, luz e flores...não morri, apenas fiquei contente que de tétano já não morro eu.

Mistério

Decidi que devia uma última vez ligar o portátil e lá ele estava a funcionar. As máquinas mandam em nós, ele devia saber que este fim-de-semana tinha era de estar a pintar estantes e fazer arrumações, qual vir à net escrever textos de tanga.

Hoje acordei depois de ter passado a noite a sonhar e decidi que chega de construir castelos de areia...

sábado, 23 de maio de 2009

Técnico de Manutenção

Poderia dizer, o que seria perfeitamente natural, que a presença de um marido/namorado em casa é fundamental para o bem-estar, harmonia e alegria familiar que desejo para a minha vida. Faz muita falta sim. Mas neste caso específico, o que eu preciso mesmo é de um técnico de manutenção.
Para não me alargar muito, tentarei contornar a questão de eu mesma neste momento precisar de manutenção e mesmo orientação. O mundo à minha volta encontra-se em degradação constante e eu estou a contribuir alegramente para a mesma. Corro o risco de divagar pelo facto de me sujar constantemente, de não chegar aos pés, de precisar de massagens constantes e só ter as mãozinhas santas da Telma uma vez por semana para me acalentar essa necessidade e de partir e perder montes de coisas, mas devo focar-me no que me levou a escrever este post.
Desde cedo revelei uma grande capacidade em estragar tudo o que era electrónico, mas tudo mesmo. Tenho umas mãos preciosas nesse âmbito. Deveriam contratar-me para trabalhar numa empresa que testa produtos antes de sairem para o mercado, porque eu sou um bom medidor de durabilidade e resistência das maquinarias.
Tenho neste momento em casa dois computadores, que supostamente foram cuidadosamente preparados pelo meu homem para me servirem. Imprimir duas vezes por semana a lista de tarefas da rapariga que trabalha lá em casa e ir à Internet. Pois bem, no portátil primeiro não funcionavam as teclas, depois resolvido o problema não funciona a internet e no fixo, antes funcionava tudo e agora nem teclado, nem rato, mas alegram-se...tem net.
Para completar a máquina de lavar roupa não faz a centrifugação e a de secar leva o quadruplo do tempo para cumprir a sua missão. Estão em sintonia, tomara muita gente.
As televisões por enquanto ainda mexem, mas como isto vai é melhor não arriscar muito.
Por tudo isso e muito mais que ainda está para acontecer, venha o técnico de manutenção, pleaaassseeee.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dificuldades de uma grávida I


Bolas como se tornou uma aventura pintar as unhas dos pés...
e a Teresa também :)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Leitores

Às vezes tenho a sensação que só a Filipa me lê...

Para ti escrevo minha amiga :)

De volta!


A saudade que trago comigo cada vez que me vou embora de São Miguel é cada vez maior, a vontade de ficar é igual...

Sei que não é fácil para um continental viver nas ilhas. Sei que o inverno é penoso. A sensação de haver um limite que não podemos transpor pode apavorar. Os dias que de luminosos passam a cinzentos, do sol nasce a chuva, numa incerteza constante, podem deprimir uma pessoa. Mas eu nessa instabilidade sinto-me tranquila, em Casa.

A vida dará muitas voltas e ainda terei de andar por muitos caminhos, mas é lá que quero a minha meta. Imagino-me daqui a 30 anos, numa casa na Caloura, rodeada de verde e de mar, de silêncio e da brisa, a receber a minha família espalhada pelo Mundo, os meus amigos, a mim.

Como na música cantada pela eterna Elis:

"Eu quero uma casa no campo,

Onde eu possa compor muitos rocks rurais.

E tenha somente a certeza,

Dos amigos do peito e nada mais.

Eu quero uma casa no campo.

Onde eu possa ficar no tamanho da paz.

E tenha somente a certeza,

Dos limites do corpo e nada mais.

Eu quero carneiros e cabras pastando solenes,

No meu jardim.

Eu quero o silêncio das línguas cansadas.

Eu quero a esperança de óculos

Meu filho de cuca legal.

Eu quero plantar e colher com a mão,

A pimenta e o sal.

Eu quero uma casa no campo,

Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé.

Onde eu possa plantar meus amigos,

Meus discos e livros,

E nada mais..."


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lá vou eu à terrinha!

Amanhã parto para a minha terra de coração. Não consigo resistir a lá ir vezes sem conta, mas é lá que lavo a minha alma.

Desta vez será ainda mais especial que as outras por variados motivos, um verdadeiro pout-pourri de emoções:

1. a Maria Rita, embora que na barriga, vai pela primeira vez a São Miguel visitar os primos e tios;
2. os meus avozinhos vão comigo, pela primeira vez irão andar de avião e sinto-me feliz por acompanhá-los nesse momento, que poderá abrir o apetite para outras viagens;
3. vou finalmente pagar uma promessa feita há uns 7 anos e outra feita o ano passado, que baseia-se em visitar a ilha nas festas mais importantes que nela decorrem (Santo Cristo dos Milagres);
4. vou conhecer o meu sobrinho mais recente, o Vasquinho;
5. vou ver o Vicente a andar e vou apertar-lhe as bochechas;
6. vou estar com os meus amigos de coração;
7. vou estar presente no dia do 30ºaniversário da Raquel;
8. E por tudo, tudo e tudo.
Haja felicidade na vida por coisas tão boas!
Deixo-vos agora com um pequeno momento musical, interpretado por um grande senhor que conheci através de uma dedicatória da minha amiga Pipa no seu blog, já o ano passado.




Por último, mais um texto resgatado de tempos passados:

"Lagoa do Fogo

Fui pela estrada como se subisse ao céu e soubesse que lá no cimo me iria encontrar, tratando-se talvez do juízo final. Parei e vislumbrei o que me rodeava, senti-o tão nítidamente. No fundo do horizonte o tudo se tornou nada, uma luz brilhou e iluminou todas as dimensões do universo onde de repente o que é conhecido e desconhecido ficou transparente. Nesse momento voei no meu mundo de encontro a essa luz tão forte aproximando-me sabendo então que tudo o resto seria esquecido. Encontrei finalmente o meu ninho, a terra que me lambe as feridas, descobri de novo o sabor doce da vida...Voltarei sempre...para sempre."
Agosto de 2005

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aquário

Agora o meu signo faz verdadeiro sentido.
Tenho um verdadeiro peixinho dentro de mim, mexe e remexe, vai começando a acordar-me durante a noite numa de: toca a agitar que a vida não é para dormir!
Cada vez sinto mais que nunca mais vou estar sozinha, porque estarás sempre dentro de mim, do meu pensamento, das minhas preocupações, dos meus dias, da minha Vida. Já nunca serei só Eu! Terei de pensar nas consequências que as minhas escolhas podem ter na Nossa vida, na Tua vida.
Minha Garoupa de Ipanema, como o pai ontem tão carinhosamente te chamou. Vê se durante a noite fazes um óó bom.

Fitas


Não vou falar das fitas que confesso que às vezes ainda faço. Mas das fitas da Benção de Finalistas, quando terminamos a licenciatura.

Este tema surge porque estive a escrever a fita da minha priminha que acaba este ano o curso de Medicina Dentária e tem a sua Benção no dia 16, onde não estarei presente infelizmente.

Pois que fui ver as minhas latas, onde guardo as fitas que a minha família e amigos escreveram em Maio de 2002, aquando o termito do meu cursinho. Estive a lê-las a ver se me inspirava e comovi-me verdadeiramente.

Há uma que tenho de transcrever, sem pedir ao autor para o fazer mas não resisto:

"Maninha:

Neste momento acena-me do abismo profundo e brumoso da memória a imagem de dois manos na mesma sala da Primária (para dizer a verdade a única coisa que me lembro é de nós os dois sermos expulsos da mesma sala na Primária, mas isso agora não interessa).

Quem nessa altura me viesse dizer que aquela catraia teimosa e mentirosa de olhos tortos viria a acabar o Curso ao mesmo tempo que eu habilitava-se certamente a levar nas bitráculas.

As coisas não te corriam lá muito bem e eu estava bastante receoso pelo futuro da tua carreira académica. Todavia, revelaste desde cedo alguns talentos que adivinhavam a possibilidade de grandes feitos, como quando aprendeste a arrotar antes de mim, pela mão do nosso venerável avô.

Agora que de teimosa e mentirosa passate a obstinada e imaginativa (e que tens os dois olhos a apontar para a mesma câmara) resta-me dizer-te que nunca tive tanta confiança em ti.

Um beijo pequenino, para não teres de ir lavar a cara a seguir, e muitos parabéns, do teu mano preferido para a minha mana preferida,

Rodrigo"

Bolas... como o meu irmão mai grande escreve tão bem.

Gosto muito dele e no fundo ele também me grama :)

Aula de Preparação Pré Parto


Fica desde já esclarecido que é pré-parto porque a cria ainda não está cá fora. Porque depois ainda vou ter aulas pós parto, onde se irá reflectir sobre as noites sem dormir, os cócós, o estado no qual nos apresentamos, as mamas que não ficam mais pequenas, entre outros assuntos muito interessantes.


Lá fui à aulinha e foi bastante agradável, os casais apresentaram-se, eu apresentei a cadeira ao meu lado como pai da criança, deu direito a uns risos...enfim.


Depois a enfermeira disse-me que nas próximas duas aulas tenho de levar alguem, nem que seja o chinês da loja da esquina. Não é que eu tenho alguma coisa contra o Sr. mas penso que também não é preciso ir assim tão longe.


Lá convenci a minha mãe para ir comigo, com pouca vontade mas vai. Terei então as aulas de respiração, que sem elas não iria conseguir viver, como podem provar o cem mil número de casos que constam nas estatisticas de mães que não sobrevivem aos partos porque não foram às aulas de preparação e não aprenderam a RESPIRAR.


terça-feira, 5 de maio de 2009

Passagem do tempo...


Em largos passos dissolvem-se as palavras num silêncio gritante.


Que pairem no ar milhares de conversas não ditas, de gestos não dados, de sons que não se ouvem porque se têm de calar.


Shiuuuuu, o tempo só passa, passa e volta a passar.


O nosso tempo tem outra dimensão, a nossa... limita-te a passar.

Curso de Preparação Pré Parto

Lá vou eu hoje, para o primeiro dia no Curso de Preparação Pré Parto. A ver se revela alguma utilidade, mas penso que sim, porque a ajuda nunca é demais.

Vou só eu e a Maria Rita, porque o papá mesmo querendo está longe e não pode, mas nós depois contamos tudo :)

No dia em que fiz a inscrição ainda me ri. A Sra. disse que o curso era para a mãe e o pai e eu, na mesma história do costume, sem grandes explicações:"vou sozinha". Ela ficou meio nervosa: "mhhhh mas sabe que uma vez também cá tivemos uma mãe que resolveu assumir o filho sozinha e trouxe a prima, pode trazer outra pessoa".

Vamos lá ver como me vou sair ...
http://preeposparto.com/pages/homepage.php

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Maria Rita

Esta é a outra. Não é a minha Maria Rita, mas também tenho um pouco de mim nela.
Este fim-de-semana perguntaram-me se ia dar o nome de Maria Rita à minha filha por causa de ser o nome da filha da Elis, a minha cantora preferida. Costumo responder por gracinha que sempre é melhor ser Maria Rita do que Elis Regina.
Não sei, foi o nome que me surgiu quando soube que era uma miúda gira que ai vinha. Já tinha falado deste nome com o pai, ele também gosta e decidimos que assim seria. Quem gosta, gosta, quem não gosta... :)
Mas Elis tinha força. Maria Rita tem uma réstia dessa força desenhada com as suas próprias cores . Ela não é Elis, mas não deixa de transpor um pouco da sua mãe.
A minha Maria Rita terá muito delas na sua vida, porque eu tenho. Fazem parte da banda sonora da minha história, logo fará parte da sua história...
P.S. Não há videos nem músicas porque este computador está a dar cabo de mim!!!!!

Lugares I


A mãe já visitou alguns sitios durante os seus 30 anos. Longe de ter dado a volta ao Mundo, mas posso me sentir uma previligiada por todos os sítios que os avós me levaram a conhecer e os que tenho conhecido com amigos e com o teu pai.


Viajar abre-nos os horizontes, faz-nos ter uma ideia de que o nosso mundo é muito pequeno, que para além daqui há muito mais, mas que aqui também é muito bom :)


Nos posts sob o título Lugares vou falar-te de alguns sítios onde estive e que acho que não podes perder. Não sei se a mãe ou o pai algum dia te irão levar a conhecê-los, mas senão deixo-te o desafio.


Não há ordem de preferências nas escolhas que a mamã fez, apenas porque se foi lembrando.



CASA DA ANNE FRANK



Podia ter escolhido um sítio mais leve para introduzir os lugares a visitar, mas fez este fim-de-semana 1 ano, no dia 2 de Maio, que estive em Amsterdam uma manhã.


Nessa manhã não havia tempo para muito. Deu para caminhar um pouco nas ruas da cidade e como só havia espaço para visitar um lugar mais importante não hesitei em escolher ir visitar a Casa de Anne Frank.


Li o seu Diário umas duas vezes, quando era mais nova adorava ler diários. Este marcou-me, porque transportou-me para uma realidade que não pensava que poderia exisitir. Como eu era tão livre e cheia de amarguras de pré-adolescente e adolescente e uma menina judia da minha idade, privada de tudo, viveu durante 25 meses escondida dos nazis num Anexo Secreto.


Foi esse Anexo que visitei, onde podemos sentir como oito pessoas ali viveram. Cheias de medo, sem poderem fazer barulho, com o minimo indispensável...


Nas paredes dessa casa vive-se a intensidade dos dias ali passados, é pesado, as palavras silenciadas, as vidas que se perderam, sendo estas apenas um pequeno exemplo dos milhões que sofreram.


Aconselho viviamente a leitura do Diário de Anne Frank e uma ida a Amsteram com passagem no Anexo Secreto, que muda um pouco a visão do nosso mundo.