segunda-feira, 4 de maio de 2009

Lugares I


A mãe já visitou alguns sitios durante os seus 30 anos. Longe de ter dado a volta ao Mundo, mas posso me sentir uma previligiada por todos os sítios que os avós me levaram a conhecer e os que tenho conhecido com amigos e com o teu pai.


Viajar abre-nos os horizontes, faz-nos ter uma ideia de que o nosso mundo é muito pequeno, que para além daqui há muito mais, mas que aqui também é muito bom :)


Nos posts sob o título Lugares vou falar-te de alguns sítios onde estive e que acho que não podes perder. Não sei se a mãe ou o pai algum dia te irão levar a conhecê-los, mas senão deixo-te o desafio.


Não há ordem de preferências nas escolhas que a mamã fez, apenas porque se foi lembrando.



CASA DA ANNE FRANK



Podia ter escolhido um sítio mais leve para introduzir os lugares a visitar, mas fez este fim-de-semana 1 ano, no dia 2 de Maio, que estive em Amsterdam uma manhã.


Nessa manhã não havia tempo para muito. Deu para caminhar um pouco nas ruas da cidade e como só havia espaço para visitar um lugar mais importante não hesitei em escolher ir visitar a Casa de Anne Frank.


Li o seu Diário umas duas vezes, quando era mais nova adorava ler diários. Este marcou-me, porque transportou-me para uma realidade que não pensava que poderia exisitir. Como eu era tão livre e cheia de amarguras de pré-adolescente e adolescente e uma menina judia da minha idade, privada de tudo, viveu durante 25 meses escondida dos nazis num Anexo Secreto.


Foi esse Anexo que visitei, onde podemos sentir como oito pessoas ali viveram. Cheias de medo, sem poderem fazer barulho, com o minimo indispensável...


Nas paredes dessa casa vive-se a intensidade dos dias ali passados, é pesado, as palavras silenciadas, as vidas que se perderam, sendo estas apenas um pequeno exemplo dos milhões que sofreram.


Aconselho viviamente a leitura do Diário de Anne Frank e uma ida a Amsteram com passagem no Anexo Secreto, que muda um pouco a visão do nosso mundo.

Sem comentários: